A psicologia das cores pode ser definida como um estudo que contempla os significados e efeitos que as cores podem provocar no cérebro humano.
Se você já ouviu algo como “branco transmite paz e tranquilidade” ou “vermelho remete a amor e paixão”, saiba que essas afirmações fazem muito sentido e, mais do que isso, as cores podem repelir, aproximar, despertar sensações e até mesmo influenciar no desejo de compra de um produto.
Compreender a psicologia das cores é essencial para diversas áreas e profissões. São exemplos: Artistas, designers, profissionais de marketing, estilistas e todos os profissionais que trabalham com produtos e serviços visuais.
É possível utilizar a psicologia das cores para atrair e conquistar novos clientes.
No entanto, não existe uma fórmula secreta para isso, mas separamos algumas dicas que vão te ajudar a elaborar estratégias com grandes chances de sucesso. Atenção nos tópicos a seguir!
Não se pode escolher uma cor apenas porque ela é bonita. Conheça o significado das cores, a conexão dos tons com a identidade visual e escolha as que provocam as melhores reações do seu público.
2.Trabalhe com uma paleta de cores que remeta à sua marca
A escolha de cores é fundamental na construção de um branding.
Faça uma reflexão: Quando você lembra de marcas famosas como o McDonald’s por exemplo, de quais cores você lembra? É provável que ao fazer esse exercício, a recordação não seja apenas da composição cromática que mescla o vermelho e o amarelo, mas também na imagem do logotipo, que deva estar nítida na sua cabeça!
Para esta dica, vamos a prática: Se você vai construir um e-mail marketing para sua marca, por exemplo, vale redobrar a atenção aos seguintes cuidados: Priorize cores que facilitam a leitura e a tornem menos cansativa; Entenda quais são as cores preferidas da persona do seu negócio; Opte por cores que facilitem a leitura; Tome cuidado com tons agressivos; Se tiver dúvidas, use e faça testes.
Segundo pesquisa realizada pela Quick Sprout:
– Anúncios de mídia paga, principalmente os que tem objetivo de vender, performam melhor quando a peça utiliza cores diversas;
– Para 89% dos clientes, a cor é associada a uma marca;
– Há diferenças na interpretação do significado das cores por parte de homens e mulheres. Mulheres associam azul, roxo e verde aos tons preferidos, enquanto homens preferem verde e preto, por exemplo;
– Compreender o significado das cores é algo que literalmente pode mudar sua estratégia;
– Uma cor diferente no CTA, pode alterar de forma significativa a taxa de cliques e conversões.
Por fim, Psicologia das Cores é um conceito que compreende diversos estudos e análises sobre a influência das cores na percepção humana Quando bem aplicada, por ajudar marcas a crescerem.
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